Prof. Dr. David Vernon Vieira

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3561131844492762

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Organização da Informação, com estágio sanduíche na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid em 2011-2012. A pesquisa do doutorado observou a utilização das mídias sociais em bibliotecas universitárias espanholas. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialização em Engenharia de Produção pela UFC (2001) e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996).

Atuação acadêmica: Desde 2005 é professor do Curso de Graduação em Biblioteconomia e, desde 2007 também do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Mestrado Profissional de Biblioteconomia vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UFCA. Atuação profissional: experiência como analista de sistemas em projetos de desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão para as áreas de manufatura e administração empresarial em empresas do ramo petrolífero, hospitalar e curtimento de couro. Atuou nos seguintes cargos de gestão Coordenador do Curso de Biblioteconomia, Gerente da Divisão de Programas Acadêmicos na PROEN e Secretário de Cooperação Internacional e Coordenador Institucional do Programa Ciências sem Fronteiras. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação de bibliotecas, Mídias Sociais, Bibliotecas Universitárias, Gestão de Tecnologia da Informação e Ensino à Distância.

Atualmente desenvolve projetos de pesquisa que envolve o emprego da Tecnologia da Informação para as áreas de Ciência da Informação e Administração. Revisor dos Periódicos Científicos Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (Unb), Biblios (Peru), Revista Digital de Biblioteconomia e Documentação (Unicamp), Revista Folha de Rosto (UFCA) .